Atividade individual - 1º bimestre
Civilização e Barbárie nos quadrinhos de Asterix e Obelix
"As Histórias em Quadrinhos de Asterix foram desenvolvidas por René Goscinny e Albert Uderzo. O primeiro fascículo foi publicação em 1961, com o título de Asterix, o gaulês. Atualmente as histórias são traduzidas em diversos idiomas e representadas nos mais diversificados meios de entretenimento, as obras são ambientadas nas Guerras Gálicas, representando uma sátira do conflito e do processo de expansão romana, além de fornecem elementos que rementem da sociedade romana e dos povos conquistados."
http://www2.eca.usp.br/jornadas/anais/5asjornadas/q_educacao/aleff_matos.pdf
Nas imagens abaixo, temos dois trechos de "O domínio dos deuses", um dos episódios das HQs de Asterix e Obelix. Leia-os atentamente e depois responda à questão que se segue.
Questão: Nos quadrinhos de Asterix, podemos perceber o confronto entre os conceitos de civilização e barbárie. De acordo com Kalina Vanderlei no Dicionário de conceitos históricos, ser civilizado era ser bom, urbano, culto e educado, “a civilização era uma característica cultural que se contrapunha à ideia de barbárie, de violência, de selvageria. Além disso, ser civilizado era um ideal que todos os povos deveriam almejar, mas que poucos tinham alcançado.” (SILVA, K.; SILVA, M. 2015, p,59).
Escreva um pequeno texto explicando como esses conceitos de civilização e barbárie aparecem nos quadrinhos apresentados, quem se considera civilizado, quem é considerado bárbaro e como os quadrinhos apresentam as duas visões, a dos romanos e a dos gauleses.
Os gauleses eram chamados de bárbaros pelos gregos e romanos, pois eram povos que falavam uma língua estranha e tinham uma civilização considerada menos evoluída que a deles. Para os romanos, todo aquele que habitasse além das fronteiras de seu império era um bárbaro.
ResponderExcluirIgor Lima Carneiro. T: 3003
ResponderExcluirOs Bárbaros diferia do romano, pelo fato que eles não os valores de interesse pros romanos, até porque os Bárbaros eram considerados como "Caos, bagunça, o pessoal contraditória, pessoas que iam contra tudo etc, etc.
Os Gauleses era visto pelos Romanos, como pessoas que eram donos de terras, donos de floresta, e os Romanos não gostavam disso, até porquê os romanos tinha uma outra visão de civilização, ser civilizado era ser bom, urbano, culto e educado, “a civilização era uma característica cultural que se contrapunha à ideia de barbárie, de violência, de selvageria
e os romanos considerava o termo bárbaro, para
representar povos estrangeiros e posteriormente a expressão tornou sinônimo de selvageria e crueldade ou falta de civilização.
Davi da Conceição Borges turma:2001
ResponderExcluirOs germânicos eram entendidos como bárbaros porque falavam idiomas diferentes e tinham organização política , social e econômica bem diferente da praticada pelos romanos. Para os romanos , todo aquele que habitasse além das fronteiras de seu império era um bárbaro
Por ser um povo com organização
ResponderExcluirsocial e militar diferente dos demais, os gauleses acreditavam que aqueles que habitavam além de seu território, eram bárbaros, sendo um ponto de vista muito equivocado, ponto de vista esse que só existe pela formação dos gauleses como seres humanos
Douglas Teixeira 2001