Atividade 1º bimestre (somente para o 3º ano)
Questão 1: Leia os textos abaixo:
Texto II:
“Mirem-se
no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Vivem
pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas
Quando
amadas, se perfumam
Se
banham com leite, se arrumam
Suas
melenas
Quando
fustigadas não choram
Se
ajoelham, pedem, imploram
Mais
duras penas
Cadenas”
(BUARQUE,
Chico e BOAL, Augusto. Mulheres de Atenas. 1976)
A relação entre a canção de Chico Buarque e Augusto Boal com o texto I é melhor definida na opção
a) A canção é a favor da
subserviência da mulher moderna, que deveria se mirar nas mulheres da antiga
Atenas.
b) A canção critica a inferiorização
da mulher no mundo moderno, a partir de uma comparação irônica com o papel
subserviente das mulheres atenienses da antiguidade.
c) Da mesma forma que as mulheres
não podiam participar da democracia ateniense, também as mulheres modernas
deveriam se dedicar aos seus maridos e filhos ao invés de participar da
política.
d) Não é verdade que a mulher
ateniense não podia participar dos assuntos políticos, como está descrito no
poema.
e) Chico Buarque e Augusto Boal
escreveram o poema para criticar as feministas, que não aceitam até hoje que
uma mulher possa se dedicar aos trabalhos domésticos e ao marido.
Erro de português
Quando o
português chegou
Debaixo duma
bruta chuva
Vestiu o
índio
Que pena!
Fosse uma
manhã de sol
O índio tinha
despido
O português
(Oswald de Andrade. Poesias reunidas.
2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)
No
trecho “Vestiu o índio”, o poeta se refere a(o):
a) imposição cultural do português sobre a cultura indígena, traço característico fundamental da conquista da América.
b) necessidade inevitável do
conquistador em moralizar a cultura indígena.
c) uma sátira sobre as relações
culturais entre portugueses e indígenas, baseadas na respeito mútuo.
d) modo como os portugueses viam os
índios, pois na realidade os índios não andavam nus.
e) condições climáticas nada favoráveis
à viagem de Pedro Álvares Cabral.
Questão 3: Na imagem acima, o pintor Jean-Baptiste Debret, retratou algumas das características fundamentais da sociedade colonial brasileira, quais sejam:
a) a) O
patriarcado, a hierarquização e a escravidão.
b) b) A
valorização da família tradicional e a ausência do racismo.
c) c) A
valorização das crianças e das mulheres, figuras em destaque na imagem.
d) d) Apesar
da escravidão, os negros tinham seu lugar na sociedade.
e) e) A
democracia, a família e a cidadania.
Questão 4: “Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio
interesse egoísta, é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez
parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade”. Adam Smith, Riqueza
das Nações.
O liberalismo econômico teve como principais características:
a) a defesa da liberdade de
comércio e do protecionismo alfandegário.
b) o fim do protecionismo
alfandegário e da intervenção do Estado na economia.
c) a intervenção do Estado na
economia e a ideia de que o mercado tudo regula.
d) a visão do mercado como a “mão
invisível da economia” e o fim da liberdade de comércio.
e) a livre iniciativa e o
protecionismo
Questão 5: A charge abaixo apresenta uma das principais características do trabalho fabril, fruto da Revolução Industrial
|
Questão 6: Nas imagens a seguir, vemos dois momentos historicamente
distintos, que demonstram modos igualmente distintos de estabelecer relações
entre Estado e Igreja. Na imagem à esquerda, uma pintura de Jacques-Louis
David, de 1804, Napoleão Bonaparte coroa a si mesmo; na imagem à direita, uma
fotografia de 2019, o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo,
unge o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. A análise das duas imagens
indica possibilidades de leitura, respectivamente, de processos em curso de
a) formação do Estado laico e
desconstrução do Estado laico.
b) fim do Estado laico e
fundamentação do Estado laico.
c) união Estado/Igreja e separação
Estado/Igreja.
d) ampliação do poder do imperador e
diminuição do poder da Igreja.
e) em ambos os casos, desrespeito a
um dos pilares das constituições modernas que é o Estado laico.
a) a ideologia da superioridade do homem branco
e de sua capacidade natural de desenvolver civilização.
b) a superioridade da
natureza sobre a civilização.
c) a superioridade da
burguesia letrada sobre os demais estratos sociais.
d) igualdade entre os
homens, fossem brancos ou não brancos.
e) os valores cristãos do
trabalho e do mérito próprio.
Questão 8: Leia os textos abaixo:
TEXTO I
Em todo
o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população
de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de
estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não
pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da
escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da
propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras.
ALBUQUERQUE. W. O jogo da dissimulação:
Abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2009
(adaptado).
TEXTO II
Nos anos
imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se
tornou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que
antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito
facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade.
Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente
cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda
parte.
CHALHOUB, S. Visões da liberdade:
uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das
Letras, 1990 (adaptado).
De
acordo com os textos, o impacto da Lei Áurea para os negros no Brasil do final
do século XIX
a) a) não existiu, já que a maioria dos negros havia obtido
liberdade por meios próprios.
b) b) foi importante, no sentido de pôr fim à propriedade sobre a
pessoa, apesar de muitos terem conquistado a liberdade antes da lei.
c) c) foi fundamental para libertar todos os escravos no Brasil,
sem forças para lutar por sua liberdade.
d) d) foi quase nenhum, já que a grande maioria dos cativos já
estava liberta antes mesmo da lei.
e) e) Teve alguma importância, embora o fundamental foi mesmo a
luta das elites abolicionistas.
Respostas:
ResponderExcluir1- A
2- A
3- A
4- B
5- A
6- A
7- D
8- E
Lorena Garrido de Lima T: 3001
Gostei muito do trabalho prof
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